quarta-feira, 19 de junho de 2013

Situação de aprendizagem 1 - Marco Antonio

GRUPO FORMADO POR: SANDRO, MARCO, ROSANA, MARILDE, MARIA HELENA E SILMARA.

Situação de aprendizagem  1
Público alvo 8ª Série/9º Ano
Leitura do texto: A Pausa - Moacyr Scliar
Tempo previsto: 3 a 4 aulas
Conteúdo/Tema: análise de texto; gênero crônica.
Competência: Desenvolver a competência leitora.
Habilidades: analisar e produzir textos do gênero crônica; inferência.
Estratégia: aula interativa, com participação dos alunos; com a preparação e conhecimento de conteúdos e estratégias por parte do professor.
Recursos: texto impresso; dicionário de Língua Portuguesa.
Avaliação: participação e adequação das respostas.

Atividade 1- Antes de ler o texto abaixo passe os olhos por ele e, a partir de seu conhecimento sobre gêneros, responda:

Qual dos itens abaixo corresponde ao gênero do texto “A pausa de Moacyr Scliar”?
a) Notícia                                                          c) Crônica
b) Carta                                                             d) Receita culinária

Atividade 2- Quem é Samuel? Quem é Isidoro? O que eles têm em comum?
R:

Atividade 3- A partir da sua resposta ao item anterior responda: o que sugere o título do texto “A pausa”?
R: 

Atividade 4- Leia as informações sobre o autor: Moacyr Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre e faleceu em 27 de fevereiro de 2011.
Levando em conta seu conhecimento sobre variações linguísticas, retire do texto  um trecho que demonstre uma característica adquirida da região que ele nasceu.
R: 

Atividade 5- Leia a manchete a seguir :
“Número de divórcios no Brasil bate recorde com o crescimento de 45,6% em 2011”.
(Fonte www.terra.com.br/ 17 de dezembro de2012)
a)      Em que ano começaram os divórcios na Brasil?
R: 

b)      Qual é o ano da publicação do texto?
R: 

c)      A partir de suas respostas aplicadas nas questões anteriores, elabore uma hipótese para atitude de Samuel.(resposta pessoal)


d)     O que você acha da atitude de Samuel?(resposta pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário