SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – Texto “Pausa” (Moacyr Scliar)
4 aulas etapas da 1ª a 6ª etapa e 4 aulas para a 7ª e 8ª etapas
Público alvo - 9ºs anos
Sondagem e interação
1ª Sondagem sobre a agitação do dia a dia.
Como eles se sentem em relação a essa agitação?
O que eles fazem quando se sentem agitados?
(O professor pode fazer outras perguntas que achar pertinente no momento)
2ª Leitura silenciosa para que cada um faça sua interpretação pessoal e particular.
OBS: Montar duplas com os alunos que possuem dificuldade com relação à leitura.
Reflexões coletivas
3ª Leitura pelo professor de forma bastante enfática e até dramatizada.
4ª Comentário coletivo sobre as ideias do texto.
(O professor registra na lousa de maneira organizada e resumida os comentários gerais)
Descobrindo em grupo
5ª Agora em dupla os alunos irão, com o professor, para a sala de informática a fim de aprofundar o assunto e pesquisarão sobre a biografia do autor e algumas características da época de 1963. As informações deverão ser registradas para usos posteriores:
6ª Usando os registros feitos na etapa anterior os alunos farão os levantamentos finais comparando a época atual com a época do texto. (O professor registra as novas colocações na lousa)
Interação audiovisual
7ª Assistindo o filme “Click” para observar as semelhanças com o texto “Pausa”.
Momento intertextualidade
8ª Para finalizar os alunos produzirão uma releitura do texto “Pausa” de Moacyr Scliar.
Obs: Essa releitura poderá ser feita em forma de HQs, ilustrações, charges e outros gêneros que sejam do interesse do aluno e caibam no contexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário